Do que se trata o Blog?

Este Blog irá relatar as nossas pesquisas científicas estimuladas pela disciplina de CFB (Ciências Físicas e Biológicas) ministrada pelo professor Carlos Genz, no Colégio Militar de Porto Alegre.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Artrópodes: Insetos, Crustáceos, Aracnídeos, Diplópodes e Quilópodes


CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O filo Arthropoda é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins.Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera.
AMBIENTE EM QUE VIVEM:
São animais predominantemente aquáticos, marinhos e dulcícolas. Podem viver na areia das faixas litorâneas (caranguejo), em terra úmida(tatuzinho-de-jardim), e algumas espécies, como as cracas, vivem fixas às richas, pilares de pontes, cascos de navios, etc.
NUTRIÇÃO:
Alguns artrópodes possuem apêndice bucal adaptado ao hábito nutricional - captura de presas. Alguns são herbívoros e outros são carnívoros.
REPRODUÇÃO:
Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.
O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.
No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.
A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, não há a fase de larva ou a de pupa - é o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos.
         

         
SISTEMA CIRCULATÓRIO:
  A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.

fontes: http://artropodes.spaceblog.com.br/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário