Os peixes ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo, existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em água salgada. O tamanho médio dos peixes pode variar de um centímetro a até cerca de 18 metros.Provavelmente, foram os primeiros vertebrados a surgir na Terra.
AMBIENTE EM QUE VIVEM:
Eles vivem em ambientes aquáticos, seja em lagos, rios, represas ou mares.
NUTRIÇÃO:
Alguns peixes são herbívoros, alimentando-se principalmente de algas. Outros são carnívoros, e alimentam-se de outros peixes e de animais diversos, como moluscos e crustáceos.
Nas zonas abissais - os grandes abismos
oceânicos, destituídos de luz -, onde os seres fotossintetizantes não
sobrevivem, há muitos peixes detritívoros, que se alimentam de restos orgânicos oriundos da superfície iluminada, e também peixes carnívoros.
REPRODUÇÃO:
A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Em muitas espécies de peixes ósseos, o desenvolvimento é indireto, com larvas chamadas alevinos. Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seus espermatozóides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados.
O desenvolvimento é direto: os ovos dão origem a filhotes que já nascem com o aspecto geral de um adulto, apenas menores.
SISTEMA CIRCULATÓRIO:
O coração dos peixes tem duas cavidades um átrio e um ventrículo
- e por ele circula apenas sangue não-oxigenado. Depois de passar pelo
coração, o sangue não oxigenado vai para uma artéria e dai para as
brânquias, onde recebe gás oxigênio. A seguir, esse sangue, agora
oxigenado, é distribuído para todos os órgãos do corpo do animal.
fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php
http://www.escolakids.com/peixes.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário