Do que se trata o Blog?

Este Blog irá relatar as nossas pesquisas científicas estimuladas pela disciplina de CFB (Ciências Físicas e Biológicas) ministrada pelo professor Carlos Genz, no Colégio Militar de Porto Alegre.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Platelmintos


CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos 
AMBIENTE EM QUE VIVEM:
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
NUTRIÇÃO:
Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.
REPRODUÇÃO:
A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada .
SISTEMA CIRCULATÓRIO:
Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioplatelmintos.php
 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php
http://www.todabiologia.com/zoologia/platelmintos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário